Páginas

domingo, 19 de julho de 2009

Titre de séjour

Agora que já passou eu posso contar: até bem pouco tempo atrás eu estava ilegal na França. Olha que radical! Na verdade, como o Rafael tem nacionalidade portuguesa, eu como esposa tenho o "direito" de estar na Comunidade Européia, mas mesmo assim ser uma sans papier não é bem uma posição confortável. A culpa, devo dizer, não é minha. A empresa do senhor meu marido ficou responsável por dar entrada no processo assim que chegamos em Paris, mas por algum motivo obscuro eles esqueceram, ou não mandaram os papéis a tempo, sei lá.

Mas, finalmente, eu tenho a carteirinha do clube. Agora, eu faço parte do sistema. Oh.

Taí.


Aviso aos navegantes: se você caiu aqui por acaso, saiba que isto é um desabafo, não um guia de como tirar o titre de séjour. Mas eu sou legal e dou um link útil:

http://vosdroits.service-public.fr/particuliers/N20306.xhtml?&n=Etranger%20-%20Europe&l=N19804

4 comentários:

Anônimo disse...

Aeeee! Parabéns!! Agora ja pode ter carteirinha da biblioteca, hehehe! Essa ai é a de 10 anos?
Beijos

Maíra K. disse...

Que nada! Validade de 1 ano e olhe lá, a contar do mês de maio - quando em tese o documento ainda nem tava pronto :-p

beijos!

Mulherzices disse...

Trés chic amiga!!! Porque vc n tira o seu passaporte portugues?? Acho q vc tem direito. Ou n??

Beijos

Maíra K. disse...

Eu posso pedir a nacionalidade portuguesa, mas não necessariamemte eles vão me dar :-)