Páginas

domingo, 26 de julho de 2009

Dias em Dublin

“Deus criou a bebida no oitavo dia para impedir que os irlandeses dominassem o mundo”

Essa frase, lida numa camiseta, resume dois aspectos bem representativos da personalidade dos irlandeses: o senso de humor e o amor ao álcool. E não fosse o Luís Henrique ter resolvido fazer um curso em Dublin, eu ainda ia demorar um bocado para ir lá e descobrir que a cidade é uma das mais animadas e boêmias da Europa. Valeu, Luís! :-)

Chegamos em Dublin na terça-feira achando que era uma pena não termos conseguido hotel pro fim de semana (por causa do show do U2, nenhum dos hotéis que procurei tinha quarto disponível a partir de sexta). Mas a noite de Dublin é animada em qualquer dia da semana, e ao contrário de várias outras cidades européias, os pubs e boates fecham bem tarde. O resultado é que saímos todos os dias com o Luís pra tomar um pint em cada pub, e nessa brincadeira conhecemos vários lugares legais, principalmente na área de Temple Bar.

Temple Bar

The Bleeding Horse

DTwo Bar

Estátua em frente ao Bruxelles Bar

The Spire, o obelisco fálico da O'Connell Street

Rafael, eu (onde?), Luís e Richard num pub perto do Trinity College

Harcourt Street às 03h00 da manhã

Mas é claro que tem muito o que fazer durante o dia também. Como ficamos na Harcourt Street, que é bem central, deu pra fazer tudo a pé – mesmo porque a cidade é bem pequena.

O St. Stephen’s Green Park é um parque bonito e super bem cuidado. Não é muito grande e dá pra conhecer em pouco tempo.

St. Stephen’s Green Park

Vale também dar uma passada no Trinity College, cujo projeto arquitetônico foi concebido nos moldes de Oxford. Pelos bancos dessa universidade já passaram figuras como Oscar Wilde, Samuel Beckett e Bram Stoker.

Trinity College

A visita do Dublin Castle também é bem interessante. Na Idade Média, Dublin Castle era um castelo real fortificado, mas foi praticamente todo destruído por um incêndio em 1673. O castelo que existe hoje foi construído no século XVIII e era sede do governo britânico na Irlanda até 1922, quando a Inglaterra entregou oficialmente o prédio para o governo da então recém-criada República da Irlanda.

Dublin Castle

Interior do castelo

Uma das únicas torres remanescentes do castelo medieval original

Ao lado do castelo fica a Chester Beatty Library, que conta com duas exposições permanentes: "Artistic Traditions" e "Sacred Traditions". Ambas exibem textos e livros, manuscritos e pinturas antigas de diferentes culturas e religiões do mundo. Ali há, por exemplo, fragmentos de cartas escritas por São Paulo, manuscritos iluminados do Alcorão, textos japoneses de mais de mais de mil anos e um livro ilustrado pelo Matisse, só para citar alguns dos diversos tesouros da coleção. E, pra ficar melhor ainda, a entrada é gratuita.

The Chester Beatty Library

Livros

Não muito longe dali fica a St. Patrick’s Cathedral, a catedral do padroeiro da Irlanda.

Catedral por dentro

Catedral por fora

Outro passeio imperdível é a Guinness Storehouse. O prédio por si só já é sensacional, com seus sete andares em estrutura metálica e vidro na forma de um pint! A visita começa no primeiro andar com a apresentação dos ingedientes da cerveja, passa pelo processo de fabricação, pela história da publicidade da Guinness e por várias outras exibições relacionadas com o tema principal, tudo muito high-tech e divertido. O final do passeio é uma degustação no Gravity Bar, no último andar do prédio, de onde se vê praticamente toda a cidade de Dublin.

Advertising: "No beer comes near" e "Black is beautiful"

Degustação

Depois da chuva, um arco-íris!

"Vai na frente que eu vou com o tucano atrás"

Vale também ir ao National Museum of Ireland, que tem várias exposições relacionadas com a história da Irlanda. As mais interessantes são as das guerras e a do vestuário.

Soldado irlandês do século XVI

Vestimentas gaélicas

Pra completar, fomos no Phoenix Park, que é o maior parque da Europa. Mas andamos bem pouco por lá, porque só de saber que era o maior parque, deu preguiça. E também porque começou um temporal que só parou depois que a gente resolveu entrar num táxi, totalmente ensopados.

Wellington Monument no Phoenix Park

A única parte não muito agradável de Dublin é exatamente esta: o clima. Venta bastante, e quando para de ventar, chove. Aí a chuva para e começa a ventar de novo, e assim por diante. Mas vale a pena comprar um guarda-chuva ou uma capa impermeável, porque a cidade é surpreendentemente legal.

"The leprechauns made me do it"! Dublin, a gente volta!

5 comentários:

Cris Chagas disse...

Poxa!!! Fiquei tão pouquinho tempo , não vi quase nada disso... A cidade é super bacana e o povo é muito simpatico, né?

To com uma dúvida, aquele parque vc mostra, é o parque no centro da cidade? Não se chama st. patrick?

E o Dunblin castle? Ele fica mais afastado, né? Eu não tive tempo pra nada mesmo... :( hehe
bjs

Maíra K. disse...

Sim, fica em Dublin 2, é bem central. O nome do parque é St. Stephen mesmo, certeza ;-)

O Dublin Castle não fica longe não. O que fica mais longe é o Phoenix Park, mas mesmo assim dá pra ir andando tranquilo.

Mulherzices disse...

Menina,
que coisa engraçada...essa semana que passou eu recebi uma amiga gaucha que conheci em Madri mas que mora em Dublin. Ela está no Brasil e passou 10 dias lá em casa. Ontem fiquei vendo as fotos dela e vi todos esse lugares que você visitou. Ano que vem quando eu for te visitar, combinei de visitá-la também. Brasileiras na europa!!! Tudo de bom!!

Cris Chagas disse...

Bem q eu vi, o Rapha me disse o nome do parque errado hehehe típico...

No castelo eu tb fui, mas só fui nos fundos,eu acho, tava uma chuva terrível... Nao me lembro de ter visto essa parte onde vcs tiraram foto.

obs: tb nao concordava com o tal bus, mas é uma boa solução pra quem tem pouco tempo. Eu só fiquei em Dublin uma tarde e uma manhã e ainda assim quase perdemos o voo kkk
bjs

Maíra K. disse...

Oba, Carol, se você for eu vou de novo... hahahaha! Adorei Dublin, vale a pena!

beijos