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sábado, 11 de julho de 2009

Itália: Turim

Saímos da estrada do litoral e pegamos o caminho em direção a Turim, na região do Piemonte. Não é perto. De Imperia até Turim foram aproximadamente 200 km indo em direção norte, ou seja, o desvio mais longo da viagem.

Por que? Ora, porque os homens queriam ir na capital italiana do automóvel!

Nos perdemos várias vezes antes de conseguirmos chegar à Piazza San Carlo, onde ficava o nosso hostel. Enfim, descobrimos a direção, mas também descobrimos que não era permitido entrar de carro na área do centro histórico – e isso depois de termos entrado e visto as placas dizendo que somente carros autorizados podiam circular no horário comercial e que os outros que tentassem seriam multados. Ops! Mas a solução foi boa: entramos num estacionamento subterrâneo que se revelou imenso, cobrindo praticamente todo o centro histórico, e paramos pertinho do hostel.

Muitas coisas para ver em Turim.

A Piazza San Carlo com sua arquitetura barroca e as igrejas gêmeas de San Carlo e Santa Cristina é um bom ponto de partida. No centro dessa praça está a estátua do Duque Emanuele Filiberto, que é um símbolo da cidade. Conta a lenda que foi ali, num dos caros cafés da Piazza San Carlo que o drink conhecido como vermouth, ou vermute, foi inventado.

A Via Roma, uma linda e larga avenida que começa na Stazione Porta Nuova e termina na Piazza Castelo, passa por essa praça onde ficamos hospedados. A boa é seguí-la em direção norte, onde se encontram vários outros pontos turísticos, como o Palazzo Carignano, um dos principais prédios barrocos da cidade e que hoje é sede do Museo Nazionale del Risorgimento. Ou o Palazzo Madama, que é metade medieval, metade barroco. Ou o Palazzo Reale, que serviu à família real Savoy de 1660 até a reunificação da Itália em 1861. Ou a Porta Palatina, um portal do século I A.C. Ou o Duomo, a igreja que guarda o polêmico Santo Sudário de Turim. Ou as várias piazzas espalhadas pelo centro. Opção não falta.

Fora do centro histórico, um lugar bacana de ir é o Museo Nazionale dell'Automobile. A exposição L'Evoluzione dell'Automobile tem vários carros antigos e novos, modelos, protótipos. Ferraris, Fiats, Bugattis, Maseratis, Lancias. Enfim, um paraíso para seres humanos do sexo masculino.

Igrejas da Piazza San Carlo

Duque Emanuele Filiberto

Palazzo Carignano

Palazzo Madama em obra

Palazzo Reale

Via Roma

Santo Sudário

Porta Palatina

Fórmula 1 na exposição L'Evoluzione dell'Automobile

Rolls-Royce, desde sempre um dos carros mais luxuosos do mercado

Produzido em 1935, esse carro parece com uma turbina de avião

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