Páginas

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Chartres

Uma das vantagens de morar em Paris é que dá pra fazer várias viagens curtas, de um dia. No fim do mês passado, quando mamãe ainda estava aqui, fomos passar um dia em Chartres.

Chartres fica na região Centre, logo abaixo de Île-de-France, e está a uma distância de 90 km de Paris. O trem, que sai da Gare Montparnasse, faz o trajeto em aproximadamente uma hora.

A Catedral de Chartres, que é a maior catedral gótica da Europa, é a principal atração da cidade. A catedral românica original começou a ser construída em 1020, mas um incêndio em 1194 deixou em pé somente as torres norte e sul, a fachada oeste, o campanário sul e a cripta. Todo o resto foi reconstruído nos vinte e cinco anos seguintes. A Catedral também tem uma famosa coleção de vitrais que retrata passagens bíblicas e cenas do cotidiano do século XIII. Durante as guerras, eles foram cuidadosamente desmontados e guardados em lugar seguro.

Outro destaque da Catedral de Chartres é o labirinto de pedra desenhado no chão, característico de igrejas medievais. São 262 metros de caminho feito em círculos concêntricos, representando a Via-Crúcis.

Catedral

Labirinto

Vitrais

1 comentários:

Anônimo disse...

Legal essa dica! 1h de trem é o que eu demoro pra chegar na faculdade, trocando toda hora de metrô.
Beijos!