Não entendeu? Tem uma explicação mais fácil.
A Terra naturalmente tem uma inclinação de 23º27'. Ou seja, pega aquele mapa-mundi que a gente conhece da aula de geografia, com a linha do equador perfeitamente alinhada, e dá uma viradinha pra esquerda. Ok, ok, não é exatamente isso. A figura abaixo mostra melhor o esquema sem precisar de abstrações simplistas.

Essa inclinação faz com que, ao percorrer sua órbita ao redor do Sol durante o ano, a Terra seja iluminada pelos raios solares de maneiras diferentes conforme sua posição. São as estações. No verão, o hemisfério norte recebe mais luz, ocasionando dias em que o Sol aparece bem cedinho e se põe bem tarde.
Mas enfim, todo esse papo comprido foi pra dizer que o dia 21 de junho é o dia mais longo do ano e o início do verão aqui por estas bandas. E isso, desde tempos remotos, tem sido motivo de comemoração. Atualmente, em Paris, é o dia da Fête de la Musique.
Essa festa, que começou na França e hoje é celebrada em vários outros lugares do mundo, tem como slogan-trocadilho a frase "Faites de la musique" (faça música), que foneticamente é a mesma coisa que "Fête de la musique" (festa da música). É um dia em que a prefeitura organiza vários shows gratuitos. É um dia em que qualquer um com um talento musical (ou não!) pode usar a rua como palco. É um carnaval à moda parisiense no qual ninguém pega ninguém, como disse a Gi.
E é, sobretudo, um dia muito divertido. A boa é sair por aí sem rumo, vendo as muitas performances que as pessoas preparam. Algumas simples, como um grupo de pessoas cantando em coro; outras complexas e um pouco bizarras, como a escola de samba tocando samba pra gringo ver.
2 comentários:
Eu tava lá e afirmo que foi sensacional! Principalmente a parte em que fomos expulsos de um bar, mesmo querendo pagar... hahahhaha
Adorei isso!!! Ano que vem eu quero estar aí... Será que consigo?? Quero muuuito!!
Postar um comentário