De Turim, pegamos de volta a direção da França e entramos mais uma vez na região da Provence. A estrada do interior é tão bonita quanto a do litoral. Vimos montanhas com topo nevado, rios de degelo, um lago imenso, paisagens diferentes, cidadezinhas lindas. O objetivo era ver os campos de lavanda de Valensole, mas quase não conseguimos chegar a tempo de fotografar com sol, porque paramos várias vezes em vários lugares!
Montanhas nevadas
Montgenèvre
Lac de Serre-Ponçon
Tallard
Sisteron
Les Pénitents des Mées
Valensole
A Provence fornece cerca de 80% de toda a lavanda produzida no mundo, e boa parte dessa porcentagem sai de Valensole. A cultura da lavanda foi introduzida ali no século XIX e desde então é a principal fonte de renda da região. Segundo este site, há vários outros centros de plantação de lavanda entre Alpes de Haute Provence e Vaucluse:
- Le Pays d'Apt et du Luberon (Apt, Caseneuve, Viens, Ste Croix de Lauze, Carniol Lagarde d'Apt, St Christol, Gordes, Roussillon, Saignon)
- Le Pays de Sault et du Ventoux (Bedoin, Monieux, Sault St Trinit, Aurel)
- Le Pays de Forcalquier et la Montagne de Lure (Banon, Simiane la Rotonde, St Etienne les Orgues, Mane, Lurs)
- Le Pays de Digne (Digne, Mézel, Thoard)
- Le Pays du Verdon et le plateau de Valensole (Valensole, Riez, Allemagne en Provence, St Jurs Moustiers Sainte Marie, St André Les Alpes, La Mure-Argens, Puimoisson)
A melhor época para ver os campos floridos é nos meses de julho e agosto, antes do final da colheita em setembro. A paisagem parece saída de um sonho: lilás a perder de vista, casinhas provençais ao longe, um cheirinho suave no ar.
Valensole
Lavanda
Casa provençal
Todo mundo
De Valensole, fomos direto pra Marseille e no dia seguinte pegamos o trem de volta para Paris. Nem o incidente de Nice conseguiu estragar a viagem, que foi uma das rotas mais bonitas que eu já fiz.
Até a próxima!
1 comentários:
AMEI!!!!! Obrigada miguinha pelos posts... viajei junto com você, fui looonge!!! Depois você procura na net pela rota romantica da Alemanha... começa em Munique e vai até o sul do país. É muito bacana, vale a pena!
Beijoooo
Postar um comentário