Páginas

domingo, 26 de julho de 2009

Belfast e algumas confissões

Vou confessar uma coisa: a gente só foi pra Belfast porque a passagem de volta pra Paris era mais barata de lá; tão mais barata que valia a pena pagar a passagem de trem Dublin-Belfast e ainda sobrar dinheiro. E, bem, também porque não tinha mais hospedagem em Dublin no fim de semana por causa do show do U2, como eu já tinha comentado. Mas a cidade acabou sendo uma boa surpresa.

Belfast é ainda uma cidade dividida. A guerra civil agora é história e a pendenga entre nacionalistas (aqueles que defendem uma Irlanda única, sem o domínio da Inglaterra, predominantemente católicos) e unionistas (aqueles que defendem a união cultural e política com a Inglaterra, predominantemente protestantes) não é mais motivo para pancada, pelo menos não aquelas pancadas pesadas de antigamente. Hoje, existe lá o bairro nacionalista com as bandeirinhas da Irlanda, o bairro unionista com as bandeirinhas da Inglaterra e é isso aí. Cada um na sua.

Mas é claro que o passado sangrento é bem recente e isso ainda fica transparente pelas ruas de Belfast. Nos murais de Shankill, na parada do orgulho britânico que acontece todo ano, nas lembranças não comentadas da época em que o IRA literalmente bombava. Uma ilha, duas nações.

Shankill Road

Bandeirinhas britânicas

Mural em homenagem à Rainha

Mural em homenagem a Bobby Sands, militante do IRA que morreu numa greve de fome em protesto ao modo como tratavam os prisioneiros

Parada de bandas unionistas

Unionistas

No entanto, a história de Belfast tem outros tópicos interessantes. Um fato que eu desconhecia completamente é que o Titanic foi construído num estaleiro de lá! Diz-se que, após o célebre naufrágio, foram fazer uma investigação e perguntaram para os engenheiros que o construíram se poderia ter algo errado no projeto do navio. Eles responderam o seguinte: "O capitão era inglês, o primeiro oficial era escocês e o navio atingiu um iceberg. Nada disso estava sob nosso controle". Passamos de ônibus pelo dry dock onde ele foi construído, e deu pra ter uma boa noção do tamanho do negócio.

O Titanic foi construído aí

E aí eu tenho que fazer uma outra confissão: nós fizemos o tour de ônibus, aqueles tipo hop-on, hop-off. Sempre que eu vejo um desses ônibus aqui por Paris fico achando graça dos turistas, porque geralmente prefiro conhecer a cidade a pé e, além disso, o preço desses ônibus geralmente é meio abusivo. Mas dessa vez fizemos o tal tour, e, olha, foi bem interessante. Primeiro porque tínhamos só dois dias pra ver tudo, e segundo porque é bacana saber as histórias das coisas contadas por quem é do local. Daí, vimos quais eram os lugares mais interessantes e depois voltamos a pé pra explorar o que merecia ser explorado.

O City Hall e a Roda Gigante (guardadas as proporções, não lembra a London Eye?)

Parlamento

"The thing with the ring"

Clock Tower: ela é meio tortinha

St. Anne's Cathedral e o "palito de dente"

Crumlin Road Jail, onde ocorreu o último enforcamento no Reino Unido

The Queen's University

Jardim Botânico

Apesar de não ser tão animada quanto Dublin, tinha bastante gente pelas ruas e pelos pubs durante o fim de semana. No sábado, fomos almoçar num restaurante bem tradicional de Belfast, The Crown, um bar do século XIX em estilo vitoriano. A boa é pedir o ensopado de carne feito com Guinness. Hmmm...

The Crown

Fachada do The Crown

0 comentários: