Páginas

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Bercy Village

A mais nova onda do momento aqui em casa é ir pra Bercy. Por que? Vamos lá:

1) Tem um cinema enorme do UGC que passa todos os filmes em cartaz que importam;

2) Tem vários restaurantes e bares bacanas;

3) As lojas de lá abrem domingo, e em dias de semana fecham tarde;

4) É bacana, com cara de cidade pequena;

5) Fica perto do Parc de Bercy e da Bibliothèque François Mitterrand (sobre os quais eu ainda tenho que falar aqui no blog).

E, pra completar, o lugar tem uma história boa de contar.

Bercy, no século XIX e começo do XX, era um entreposto de negociação e estocagem de vinho, e chegou a ser por um tempo um dos maiores mercados desse gênero no mundo. Todo vinho produzido na França chegava em Bercy; ali era engarrafado, rotulado, estocado, e dali era distribuído. No início do século XX foi perdendo gradualmente a importância em razão da maior autonomia no processo de produção que as vinícolas ganharam nessa época. Ou seja, com a produção descentralizada e cada um engarrafando, rotulando e distrbuindo seu próprio vinho, não havia mais necessidade de Bercy, e o então importante centro comercial ficou abandonado.

Foi só em 2001 que Bercy voltou à cena parisiense como um local digno de nota. Graças a um feliz plano de revitalização, hoje em dia há um complexo comercial bastante interessante na antiga área decadente.

Para chegar lá, a boa é pegar a linha 14 do metrô e descer na estação Cour Saint-Émilion.

A rua de pedestres de Bercy Village

O Nicolas tem um ótimo bar à vin no local, com preços convidativos

Interior da cervejaria The Frog

4 comentários:

Amanda Lourenço disse...

Tbm adoro o Bercy Village! Podemos combinar de ir um dia! Beijos!

Marina disse...

Maíraaaaaaaaaaa! Já anotei a dica. Aliás, já comprei minha passagem pra Paris no dia 15 de novembro!!! O Renato quase desistiu depois de tantos acidentes aéreos, mas eu dei aquele meu xilique básico e ele comprou a passagem no dia seguinte!!! =)
Vc deve estar no avião nesse momento, vindo pro Brasil. Como eu faço pra falar com vc? Por qual telefone?
Beijão!

KAREN disse...

Mairows, meu amor, quero te dar os parabéns!!! Hoje já é dia 29, quero te dar um beijinho! Vou tentar seu celular antigo, já que Creusinha do meu coração bem avisou que vc está a caminho. TE AMO feliz aniversário, tudo de bom!!
beijos

Maíra K. disse...

Amanda, temos que combinar de ir lá! Adorei, conheci há pouco tempo e já fui várias vezes :-)