A mais nova onda do momento aqui em casa é ir pra Bercy. Por que? Vamos lá:
1) Tem um cinema enorme do UGC que passa todos os filmes em cartaz que importam;
2) Tem vários restaurantes e bares bacanas;
3) As lojas de lá abrem domingo, e em dias de semana fecham tarde;
4) É bacana, com cara de cidade pequena;
5) Fica perto do Parc de Bercy e da Bibliothèque François Mitterrand (sobre os quais eu ainda tenho que falar aqui no blog).
E, pra completar, o lugar tem uma história boa de contar.
Bercy, no século XIX e começo do XX, era um entreposto de negociação e estocagem de vinho, e chegou a ser por um tempo um dos maiores mercados desse gênero no mundo. Todo vinho produzido na França chegava em Bercy; ali era engarrafado, rotulado, estocado, e dali era distribuído. No início do século XX foi perdendo gradualmente a importância em razão da maior autonomia no processo de produção que as vinícolas ganharam nessa época. Ou seja, com a produção descentralizada e cada um engarrafando, rotulando e distrbuindo seu próprio vinho, não havia mais necessidade de Bercy, e o então importante centro comercial ficou abandonado.
Foi só em 2001 que Bercy voltou à cena parisiense como um local digno de nota. Graças a um feliz plano de revitalização, hoje em dia há um complexo comercial bastante interessante na antiga área decadente.
Para chegar lá, a boa é pegar a linha 14 do metrô e descer na estação Cour Saint-Émilion.
A rua de pedestres de Bercy Village
O Nicolas tem um ótimo bar à vin no local, com preços convidativos
Interior da cervejaria The Frog
4 comentários:
Tbm adoro o Bercy Village! Podemos combinar de ir um dia! Beijos!
Maíraaaaaaaaaaa! Já anotei a dica. Aliás, já comprei minha passagem pra Paris no dia 15 de novembro!!! O Renato quase desistiu depois de tantos acidentes aéreos, mas eu dei aquele meu xilique básico e ele comprou a passagem no dia seguinte!!! =)
Vc deve estar no avião nesse momento, vindo pro Brasil. Como eu faço pra falar com vc? Por qual telefone?
Beijão!
Mairows, meu amor, quero te dar os parabéns!!! Hoje já é dia 29, quero te dar um beijinho! Vou tentar seu celular antigo, já que Creusinha do meu coração bem avisou que vc está a caminho. TE AMO feliz aniversário, tudo de bom!!
beijos
Amanda, temos que combinar de ir lá! Adorei, conheci há pouco tempo e já fui várias vezes :-)
Postar um comentário