Páginas

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Nord-Pas de Calais

A região Nord-Pas de Calais fica ainda mais ao norte, acima da Picardia.

Saulty

Na verdade nem conhecemos a cidade. A atração que nos fez parar em Saulty foi um dos muitos cemitérios britânicos situados na região. Este que vimos, o Warlincourt Halte British Cemetery, foi construído para enterrar quase 1.300 soldados que lutaram na Primeira Guerra no período de 1916 a 1918.

Cemitério britânico

Arras

Aconteceu na área dessa cidade uma grande batalha da Primeira Guerra. As duas praças da cidade, que são o atrativo turístico dali, foram reconstruídas no pós-guerra com estilo flamengo. Bonitinhas, mas não é uma cidade muito interessante de se visitar.

Casas em estilo flamengo numa das praças de Arras

Vimy

Este é um passeio bem bacana nos arredores de Arras, no Vallée de la Somme. Ali, o governo canadense preservou um campo de batalha da Primeira Guerra, com trincheiras, buracos de bomba... daí a pergunta: por que o governo canadense fez isso? Bem, parece que não só o Canadá participou da Primeira Guerra (fato que eu desconhecia completamente) como 66.000 canadenses morreram na França e na Bélgica. Vivendo e aprendendo. Também achei surpreendente como ficavam próximas as trincheiras de lados opostos: em alguns lugares, apenas 25 metros separavam as trincheiras canadenses das alemães.

Eu me escondendo numa trincheira

Le Touquet-Paris-Plage

Cidadezinha a beira-mar muito fofa com ruas cheias de gente e comércio aberto em pleno domingo, o que é muito raro aqui na França. A praia é aquela coisa de praia européia, sem graça toda vida. Mas a areia era branca.

Boulogne-sur-Mer

Bola fora do guia Michelin. Nada de interessante nessa cidade portuária, apesar de não termos ido no tal Nausicaä, o centro de exibição sobre o mar que é a grande atração da cidade. Tem uma cidade fortificada bacana com uma igreja bonitinha, mas é só isso.

Cidade fortificada

Wimereux

Sei lá de Wimereux. Tem uma igreja e uma ponte, e é praticamente uma rua. Uma rua lindinha, com casas lindinhas, mas uma rua. Mas foi onde paramos para dormir e onde tomamos no dia seguinte um café da manhã gostoso. Cidade de passagem, nada de especial.

Côte d’Opale

Na verdade não sei bem os nomes das cidades onde ficam estes cabos, mas eles ficam na Côte d'Opale, que é o litoral Norte da França. O Cap-Gris Nez é o ponto geográfico da França mais próximo da costa da Inglaterra. A distância é de mais ou menos 30 km de uma costa a outra nesta parte do Canal da Mancha. Dizem que é possível ver a cidade inglesa Dover do outro lado, mas no dia que fomos a visibilidade não estava boa. E ventava, ventava muito. O Cap-Blanc Nez também é um cabo próximo à cidade de Calais que, assim como o Cap-Gris Nez, tem um farol e rochedos altos. Devem ser mais bonitos em dias claros, mas mesmo assim foi legal.

Calais

Cidade portuária sem muitos atrativos. Nem paramos.

Lille

Lille é uma cidade maior, mais movimentada. O centro histórico é bonito e bem conservado, e aqui já começam a aparecer sinais mais fortes de influência flamenga na arquitetura dos prédios. Também tem uma parte mais nova, perto da estação de trens, que é bem moderna.

Chegando no centro histórico de Lille

4 comentários:

Mr.Jones disse...

belas imagens
abraços

Mulherzices disse...

Que engraçado... eu sempre quis conhecer Lille. Essa cidade sempre aparecia no meu livro de francês... haahhahaha!! Pela foto parece ser bem legal!!!
beijinhos

Maíra K. disse...

Podes crer... sempre tinha alguém que morava em Lille nos livros didáticos... hahahaha!

Unknown disse...

O Couro come em Lille, a chapa lá é quente, a jiripoca pia. Os chtis sao otimos.