Páginas

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Parisienses

Sabe todas aquelas coisas que falam sobre os parisienses? Que são antipáticos, grossos, tratam todo mundo mal, não sorriem? Sei lá, pode ser que eu tenha tido sorte, mas me parece exagero.

Por exemplo. Outro dia, num impulso, resolvi comprar um espelho de chão. Só depois de pagar é que vi que o objeto em questão media 1,60 de altura e não sei quantos, mas muitos, quilos. Adicione a este cenário dois travesseiros e cinquenta cabides distribuídos em três bolsas grandes e voilà, uma pessoa sobrecarregada. Logo ao sair da loja, uma moça perguntou se eu queria ajuda. Eu ainda achando que eu era forte o suficiente, agradeci e recusei. Ao descer as escadas – não-rolantes, claro, nessas horas a escada nunca é rolante – do metrô, apareceram mais duas meninas oferecendo uma mãozinha, e eu tive que aceitar. Ao sair da estação, dois homens passaram o espelho pela porta comigo. Na rua, um senhor me ajudou quase até a esquina da minha rua. Eles devem ter pensado, assim como eu, que idiota que eu fui ao comprar tanta coisa ao mesmo tempo, mas mesmo assim foram solícitos e simpáticos.

Não só nesse meu episódio atrapalhado, mas em diversas outras ocasiões vi gentileza por parte das pessoas. O funcionário do serviço postal que me ajudou com um sorriso no rosto quando eu estava perdida sem saber o que fazer para retirar uma encomenda. A vendedora da loja que veio me ajudar a escolher um casaco e foi amável, embora eu não tenha comprado o tal casaco. O cara da mesa ao lado que elogiou nossa escolha de vinho. As várias pessoas que, vendo a minha dificuldade em falar francês, perguntaram se eu preferia falar inglês. E não é só comigo: vi várias vezes as pessoas sendo gentis com as outras, sorrindo, se cumprimentando.

Não tenho dúvidas de que eventualmente eu vou encontrar algum parisiense de mau-humor que vai ser grosso. Mas grosseria e má vontade a gente também vê frequentemente no Brasil e ainda assim temos fama de povo alegre. O que eu quero dizer aqui é que aquele estereótipo do parisiense mau-humorado não é nada além disso: um estereótipo. Assim como nem todo carioca gosta de samba e vive na praia. Ou que todo paulista é neurótico e só pensa em trabalho. Ou que todo baiano é preguiçoso. Enfim.

Ah, e eles também dizem que tomam banho todo dia. Confirmado por mais de um francês, juro.

10 comentários:

Mulherzices disse...

hahahahahha!!! Concordo com quase tudo que vc escreveu,também tive ótimas experiências em Paris!! Mas a parte do banho diário... sei não heim... heehheheh!!!
Muitos beijos

Anônimo disse...

Carol, quem é vc? (Moedinha? Caroline?) Tô pra perguntar isso há tempos... =)

Maíra K. disse...

É Moedinha!

Mulherzices disse...

hehehehhehe... Sou eu Moedinha!!! Figura marininha!!
beijooo

Anônimo disse...

E o CEN tá bombando!

É o centavinho mesmo...cresceu e agora assina Carol...vê se pode!


Acredito em tudo o que você disse, Máira! Menos no lance do banho!

Maíra K. disse...

É, o lance do banho é controverso. A informação que eu tenho é a seguinte: pessoas jovens tomam banho todo dia; pessoas mais idosas, não. O fato é que tem gente que fede, mas é bem longe de ser a maioria...

Anônimo disse...

Então...tá garantido estatisticamente que esse hábito você e Rafale não assumirão!

Show!

Saudade!

Mulherzices disse...

hahahahahha... Renata é uma figura com ou sem aspas!!! e essa coisa de feder não está tão ruim pq ainda está no inverno... espero o verão no metro apertado... bom mas isso tb rola aqui, né?? Pega um buzão lotado às 6 da tarde... é de matar!!! Mas tem outro lugar com gente fedendo muito: Praga!!! Eu acho que desodorante lá é artigo de luxo. hehehehehhe...
beijo,
Moedinha!!!!

Cris Chagas disse...

Banho: duvido que seja verdade! É como aqui, eles tb dizem que escovam os dentes sempre. Tudo mentira!!! hahaha (obs: o lance da idade faz diferença)

Getileza: Meu Deus, tenho que me mudar correndo pra paris!!! ;)

Anônimo disse...

Preciso deixar meu depoimento: no inverno, os espanhóis não fediam, no verão, fediam de morrer. E não era só em locais fechados, tinha um menino da minha sala, tadinho, que era insuportável. Ou seja, Maíra, vai esperando, porque esse quesito você só vai confirmar no verão...

Oi, moedinha! Oi, meninas! =)