Páginas

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Conto de fadas

Era uma vez um excêntrico rei chamado Ludwig II. Filho de Maximilian II, ele passou boa parte de sua vida frequentando Hohenschwangau, um castelo neogótico do século XIX que seu pai mandou reconstruir sobre as fundações de um castelo fortificado da Idade Média. Ludwig curtia Hohenschwangau, mas quando virou rei, achou que deveria ter um castelo pra chamar de seu.

Hohenschwangau

Ludwig tinha visitado a Turíngia em 1867 e tinha gostado muito de um castelo chamado Wartburg. Assim, pediu ao arquiteto Christian Jank que fizesse um projeto baseado naquela construção, mas que fosse ainda mais imponente. Começava assim a ser erguido o então Neue Hohenschwangau na montanha ali do ladinho do castelo de seu pai. O ansioso rei comprou uma luneta e ficava em Hohenschwangau acompanhando a construção da casa própria.

Neuschwanstein

Pátio interno

Marienbrücke, a ponte de onde se tem...

... essa vista

O soberano não se ligava muito em política; preferia a arte, a música e a natureza. Também tinha grande respeito e admiração pela Idade Média, e quis que sua nova casa tivesse referências a todos os seus interesses. Assim, o castelo foi sendo construído e decorado de forma bastante espalhafatosa, com pinturas idealizando a época medieval, quadros renascentistas, esculturas de cisnes, um lustre dourado enorme em forma de coroa e até uma surreal gruta artificial.

Mas o destino reservava para o rei uma reviravolta. Por causa da construção de sua extravagante morada, o Estado foi praticamente à falência. Decidiu-se então que o rei estava louco e o depuseram. Após seu isolamento no Castelo de Berger, Ludwig teve pouco tempo de vida: ele e seu médico foram encontrados afogados num lago. Ainda se especula sobre as condições misteriosas de sua morte.

O castelo do rei foi então renomeado Neuschwanstein, e algum tempo depois serviu de inspiração para que um senhor chamado Walt Disney construísse no distante reino da América um castelo para a Bela Adormecida, que por sua vez serviu de modelo para o da Cinderela.

E todos viveram felizes para sempre.

Fim.

5 comentários:

Amanda Lourenço disse...

Muito lindo! Ja tinha visto as fotos de uma amiga que foi e fiquei encantada com a beleza desse castelo. Ele parece de um conto de fadas mesmo, né? Queria muito ir!

Cris Chagas disse...

Lindo!!! Parece filme mesmo! Onde é?
bjs

luci disse...

que liiiiiiiiiindo! sabia que tinha um tal de castelo que tinha inspirado walt disney, mas nao sabia que era esse! nao eh que eh lindo? ai, adoro essas historias! castelos, idade media, rei "louco", adooooro! :D

Mari disse...

Deu uma vontade de ir !!!!!
ai ai...
bjuuus!

Maíra K. disse...

O castelo fica em Allgau, a alguns quilômetros de Munique. Mas pra ir pra lá é necessário pegar o trem para Füssen e de lá pegar um ônibus para o castelo (ao sair da rodovária vê-se ponto de ônibus, e é só ir aonde todos estão indo :-)

É muito lindo mesmo, vale a pena!