Páginas

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Le creme de leite

Ainda na linha "vamos comparar a comida do Brasil com a da França", outra coisa que tá difícil de achar aqui é creme de leite. Já tentei o crème légère, que mais parece leite aguado. Tentei o crème entière, que tem o gosto certo mas também deixa a desejar na consistência. Tentei ainda o crème fraîche, que tem a consistência perfeita, mas é azedinho que nem iogurte.

Quem lê até acha que eu sou a expert na cozinha buscando o ingrediente perfeito, né? Não, eu gostaria muito de saber cozinhar, mas não sei. Eu estou obcecando no creme de leite porque ele é matéria-prima essencial em um dos poucos pratos que eu sei fazer bem: o estrogonofe (e, vamos combinar, estrogonofe é a coisa mais fácil do mundo de fazer). A Flavia esteve aqui e fez um que ficou uma delícia, mas não ficou cremoso porque usamos o crème entière. Daí eu cismei com o assunto e comprei o crème fraîche no dia seguinte pra conferir, e o segundo estrogonofe ficou cremoso, mas azedo. Ou seja, ficou uma merd... hmm, não ficou bom.

Por fim, fui perguntar ao oráculo e acabei googlando um blog bacana sobre cozinha que esclarece que o que eu quero na verdade é o crème liquide, só que não achei esse produto em nenhum supermercado por enquanto. Mas estou levando fé na dica, então pode ser que o terceiro estrogonofe dê certo.


5 comentários:

Mulherzices disse...

Menina,
sabe que nos estados unidos também nào tinha... tem um que é bem parecido mas é aguado. Bom mas como n tinha outra opção usavamos ele mesmo e até que o estrogonofe ficava bonzinho... mas o que n tem mesmo é farofa!!! Como eu sentia falta.. heheehehe

Cris Chagas disse...

Isso aqui é o paraíso dos brasileiros perto de outros países, qd vc vier aqui aproveita pra levar um monte de comida pra frança kkkkkk O que não tem no supermercado normal, tem nos mercados de produtos brasileiros.
Sobre o creme de leite, aqui eles chamam de natas e tb é um pouco mais aguado, eu tiro o soro e fica razoável. Minha sugestão no seu caso, se não encontrar o produto perfeito, é tentar engrossar com uma colher maizena, deve dar certo. bjs

Maíra K. disse...

Aqui também tem umas lojas de produros brasileiros, de repente eu acho um creme de leite lá, uma farofa... mas acho que em Portugal deve ser mais barato, hein, hein? :-)

Cris Chagas disse...

Não sei, mas acredito q sim, pelo preço do feijão aí kkkkk

Se eu conseguir ir a Paris novemente faço uma farofa pra vc , prometo! kkk Ou vc prefere aquela pronta? eca,eu não curto muito...
bjs

Maíra K. disse...

Nãããão, farofa de verdade, farofa de verdade! ;-) Oba!