Páginas

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

O mercado europeu de smartphones

É fato notório que, em ambientes públicos, os moradores de Paris têm necessidade de portar um escudo, algum objeto que evite o contato com outros seres humanos. Antes, esse escudo geralmente era um livro. Agora, cada vez mais, ele toma a forma de um smartphone.

E aí era uma opinião baseada pura e somente na observação das pessoas no metrô, mas eu sempre achei que não existiam mais telefones de outra marca e que todo mundo por aqui tinha se rendido à Apple. Porque no metrô, excluindo aí os turistas, só se vê gente de fone no ouvido e olhos no próprio iPhone – exceto eu, que fico reparando no iPhone dos outros. Claro que, como toda teoria sem fundamento, a minha suposição estava errada. Mas não totalmente.

Uma pesquisa feita pela comScore apresenta dados recentes sobre o uso de smartphones na Europa. Uma das conclusões do estudo é que em todos os países analisados (França, Reino Unido, Itália, Espanha e Alemanha) a Apple é a que mais cresce em termos percentuais, embora não tenha a liderança do mercado. Pelo menos não ainda.

O Symbian – que embora utilizado por outros fabricantes é quase sinônimo de Nokia – ainda é a plataforma líder com 54,4% do mercado, mas vem perdendo cada vez mais espaço depois do lançamento dos sistemas da Apple (Apple OS) e do Google (Android). Mesmo apostando numa eventual retomada de vendas com o novo aparelho N8, a Nokia perdeu no último ano 14,4 pontos de market share, enquanto a Apple ganhou nove. Na França, o iPhone já vem alcançando a líder e é o segundo smartphone mais vendido do país, seguido de aparelhos Google e Blackberry.

A tendência é que a competição fique ainda mais acirrada. Mesmo com o altíssimo índice de penetração da telefonia celular nos países europeus, o mercado de smartphones ainda tem muito pra crescer. A Nokia que se cuide, porque a Apple já começou uma revolução silenciosa nos metrôs de Paris.

iPhone iPhone iPhone iPhone iPhone smartphone

0 comentários: