Páginas

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Rastreamento de encomendas na França

Eu tenho que confessar que não sou fã dos serviços aqui da França. Essa cisma que eles têm de fazer tudo por carta é super irritante, nada eficiente e extremamente anacrônica. Só pra dar um exemplo básico, outro dia eu estava fazendo uma compra pela internet e precisava confirmar a operação digitando um código que eu receberia por SMS. O problema é que eu não tinha celular na época em que abri a conta, então eles não tinham o número pra mandar a mensagem. Fácil de resolver: é só entrar no site do banco e cadastrar, certo? PÉÉÉM! Errado! Tem que entrar no site do banco, baixar um formulário em PDF, preencher à mão, enviar pelos correios, esperar uns dias até receber a confirmação do cadastro e aí sim finalizar a compra. Praticidade zero.

Mas talvez por causa desse apego pelo sistema postal, várias facilidades referentes ao segmento acabaram sendo desenvolvidas. Uma das mais legais é a conta do twitter @suivi_avec_lisa, um bot criado pelo grupo La Poste (os Correios daqui) com o objetivo de acompanhar encomendas registradas. É só seguir a conta mencionada, esperar que ela te siga – é automático – e em seguida mandar uma DM pra ela com o número da encomenda.


A partir daí, todas as vezes em que o status da entrega for atualizado, você recebe uma DM informando o paradeiro do seu pacote ou carta.

Bacana, né?

5 comentários:

Mirelle Matias disse...

Sim, mas funciona? Pq ja vi muita gente dizer que mandou coisas pro brasil que nunca chegaram e que deveriam receber encomendas vindas de la que tb nunca chegaram aqui. nao sei se o problema é no brasil ou aqui, mas eu nao me arrisco a mandar nada nem a receber.

Maíra K. disse...

Não sei se as entregas Brasil-França e vice-versa funcionam, porque essa é a primeira vez que tô recebendo um pacote de lá. É fato que tá demorando bem mais do que deveria, mas me parece que vai chegar.

De qualquer forma, o servicinho do twitter por enquanto tá sendo bem eficiente. Ele já me avisou hoje que o pacote chegou na França, que foi liberado na alfândega e que está em trânsito.

Esse lance de acompanhar pelo twitter não precisa ser só encomenda internacional; basta ser um pacote enviado (dentro da França mesmo) com número registrado... tipo compras em lojas online.

beijos

Cris Chagas disse...

Lá em PT eles tb têm esse amor pelos correios. Se vc se cadastra no site das finanças (pra fazer o imposto de renda), por exemplo, vc tem que receber a senha de acesso pelos correios (hein?!). Depois pensei, ok, vai que eles querem confirmar seu endereço. Mas, se logo em seguida vc perde a senha, eles não te mandam senha por e-mail, vc tem que esperar a cartinha novamente. Bem, nessa história eu quase perdi o prazo pra enviar o imposto de renda kkkk Pq são pelo menos 5 dias úteis por catinha afiii

caso.me.esqueçam disse...

eita, boa dica! os correios sempre causam dor de cabeça, ainda que a encomenda seja uma ridicula carta escrita nas pressas... minha mae acabou de me mandar um relogio e eu nao me empolguei porque a probabilidade dele chegar aqui eh pequena /:

Selma disse...

Paga-se muito! Deveria ser um serviço eficiente!!