Páginas

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Obrigada pela mãozinha, Henry!

As minhas lembranças de infância são um pouco fragmentadas, mas eu lembro vivamente dos momentos dramáticos. E um desses momentos foi quando, nas quartas-de-final da Copa do Mundo de 1986, a França eliminou o Brasil por 4 a 3 nos pênaltis depois de um empate de 1 a 1. Eu chorava muito, dizia que odiava a França e os franceses e prometi que nunca, jamais, pisaria na terra dos desgraçados que eliminaram a minha seleção.

O tempo passou. E na final da Copa de 1998 aconteceu a nossa infame derrota pra França, que embora não tenha causado nada parecido com a choradeira de 86, foi motivo pra muita revolta e algumas lágrimas. Veio o mundial de 2006 e perdemos de novo nas quartas-de-final pros bleus. Desânimo.

O tempo passou de novo. Eu traí a promessa que eu fiz aos cinco anos e fui morar em Paris, de onde acompanhei a performance ridícula da França nas classificatórias para a Copa de 2010. Foi só no último jogo da repescagem, contra a Irlanda, que eles conseguiram a vaga no mundial, e mesmo assim foi controverso, já que todo mundo – menos o juiz – viu que o Henry deu uma ajeitada descarada na bola com a mão antes de cruzar pro Gallas marcar o gol da vitória.

Henry dando uma mãozinha no lance. Foto da Agência EFE.

Acho que eu não era a única brasileira torcendo pra França se classificar para a próxima Copa. Os motivos obviamente são escusos: vingança. Tenho fantasiado com fervor uma nova final entre a nossa seleção e a deles, e na minha mentalização é claro que e gente vai ganhar. E eu vou estar lá, comemorando na Champs Elysées com a minha camisa verde e amarela, fazendo festa e zoando com a cara de poste dos franceses. Posso acabar levando porrada, já que um grito preso na garganta por vinte e quatro anos vai me fazer ficar muito abusada, mas tudo bem, eu apanho feliz.

Vai acontecer, vai acontecer.

2 comentários:

Anna disse...

Desde que eu cheguei em Paris, qualquer francês que sou apresentada, me fala da Copa de 1998, gesticulando 3 x zerooo, ai que chato!!! risos...
Nao torci para França neste jogo nao, mas jah que estão na Copa por causa da "mãozinha", que venham "les bleus"!!! :p

Maíra K. disse...

Pois é, eles são um saco com isso! Mas essa graça vai acabar... do jeito que a seleção deles anda, a gente acaba com eles rapidinho. Antes da final, até :-)