Páginas

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

As bonequinhas de Alain Delorme

A menina tem um bolo. Ela olha para a câmera com um sorriso que tem um quê de forçado, ou mal sorri. Um adulto, cuja presença é aparentemente secundária na foto, a guia de forma a mantê-la na posição correta. A menina é perfeita, tal qual uma boneca, tal qual o bolo que está na sua frente.





As imagens da série "Little Dolls", do fotógrafo francês Alain Delorme, de tão assépticas chegam a ser um pouco assustadoras. A técnica utilizada consiste na manipulação da imagem para que o rosto de cada menina, independente de etnia, sofra uma espécie de normatização plástica e fique semelhante a uma boneca Barbie. Assim, o que parece uma linda foto publicitária de repente se revela uma crítica pesada sobre os padrões estéticos e a exigência pela perfeição. Dessa paranoia nem mesmo os pequenos estão livres – segundo o fotógrafo, a criança nunca foi tão protegida e, paradoxalmente, tão destacada como um objeto de comércio. As mãos que mantêm as crianças sob controle nas fotos, afinal, são propositais.

Para ver as outras fotos da série e conhecer mais sobre o trabalho de Delorme, o site dele é esse aqui.

6 comentários:

Carol Moeda disse...

Fantástico! Adorei o post!

Amanda disse...

Da medo mesmo! Parece aquelas menininhas do concurso de beleza de little miss sunshine! Tenho pesadelos com elas, ahahahaha! beijo!

Mari disse...

Putz, so consegui visualizar as ultimas quatro (internet do inferno) mas mesmo assim, cruzes!!! Photoshop criando monstrinhos hein??? Se a intenção era causar estranhamento, c'est réussi!
bjusss

Maíra K. disse...

Amanda, até mesmo o detalhe das mãos segurando as meninas remete pra essa coisa do concurso de little miss alguma coisa... aquelas criancinhas todas montadas, que perdem a infância por causa da frustração dos pais em não serem eles próprios perfeitos. Ótima observação.

Mariana, a intenção do cara era causar estranhamento sim. Ele quis levantar a questão da padronização estética na publicidade e como isso reflete na cabeça das pessoas. Fodão.

Cris Chagas disse...

q meeeeeeeeeeeeeedo! kkkk

Tânia disse...

Ai, a primeira eu podia jurar que era uma boneca. Dá medo mesmo